Primeira morte de coronavírus registada na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - Uma primeira morte relacionada ao coronavírus (Covid-19) foi assinalada quinta-feira na Líbia, anunciou o Centro Nacional líbio de Luta contra doenças.
Trata-se de uma mulher de 85 anos de idade, indicou o centro no seu site web dedicado à evolução da situação epidemiológica do Covid-19 no país.
"Após ter efetuado um teste à amostra, os resultados revelaram-se positivos, acrescentou a mesma fonte sem dar mais pormenores sobre as circunstâncias da morte do paciente, nem o local muito menos a região onde se encontrava.
A Líbia tem até ao momento registados 10 casos confirmados de infecção pelor coronavírus mais a morte desta octogenária, perfazendo 11 casos.
As autoridades líbias tomaram medidas para impedir a propagação do vírus, incluindo a proclamação do recolher obrigatório das 14 horas às sete horas e a redução do horário de trabalho nas administrações, ou seja das nove horas às 12 horas, bem como o encerramento das fronteiras, do espaço aéreo, das escolas, dos restaurantes e cafés, bem como o confinamento da população nas suas casas.
Apesar das fatias orçamentais consagradas às medidas preventivas, as autoridades ainda se deparam com o pagamento pelo Banco Central da liquidez para financiar estas ações.
Além disso, a insegurança com a contínua escalada militar é também um obstáculo aos esforços para combater eficazmente a epidemia de coronavírus.
-0- PANA BY/DIM/DD 02abril2020