Agência Panafricana de Notícias

Presidente zambiano na Suazilândia para cimeira da SADC

Lusaka- Zâmbia (PANA) -- O Presidente Rupiah Banda da Zâmbia deixa Lusaka este domingo para a Suazilândia à frente da delegação do seu país a uma cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) prevista para segunda-feira, em Mbabane.
A cimeira na capital suazi deverá discutir o plano de reconstrução do desenvolvimento económico no Zimbabwe bem como a situação prevalecente em Madagáscar, entre outros assuntos.
A conferência é antecidada este domingo duma reunião do Conselho do Ministros da SADC a ser presidida pela ministra sul-africana dos Negócios Estrangeiros, Nkosazana Dlaminia Zuma.
Precisamente, a cimeira abordará recomendações sobre o plano de reconstrução do desenvolvimento económico no Zimbabwe, bem como a situação prevalecente em Madagáscar após a demissão do Presidente Mark Ravalomanana.
Sobre o Zimbabwe, os ministros das Finanças da SADC foram encarregues de desenvolver um plano de reconstrução do desenvolvmento económico neste país que foi apresentado à última reunião do Conselho de Ministros da SADC decorrida na Cidade de Cabo (África do Sul).
Os líderes regionais deverão deliberar sobre a proposta do plano de reconstrução económinca e traçar o caminho a seguir, bem como sobre as propostas desenvolvidas para assistir ao regresso à democracia, ao Estado de Direito e constitucional em Madagáscar.
A Troika da SADC sobre Política, Defesa e Segurança também se reúne este domingo para finalizar a sua comunicação sobre Madagáscar.
Segundo um comunicado da Presidência da República a delegação do Presidente Banda integra igualmente o ministro da Defesa, George Mpombo.