Presidente tunisino convidado a mediar na crise na Líbia
Tunis, Tunísia (PANA) - O Presidente tuunisino, Kaïs Saïed, foi convidado lançar uma iniciativa de mediação para resolver a crise na Líbia, de acordo com um comunicado da Presidência tunisina.
Este convite foi formulado na sequência de uma reunião realizada segunda-feira com representantes do Conselho Superior das Tribos e Cidades líbias, para discutir sobre oportunidades de lançar tal iniciativa.
Após o encontro, o chefe de Estado tunisino foi mandatado pelo Conselho Superior "para uma intervenção urgente para travar o derramamento de sangue e reunir os habitantes do mesmo país".
Segundo a mesma fonte, "este mandato é motivado pelo apoio ao povo líbio que os membros do Conselho receberam do Presidente Saïed para ajudá-los a sair da provação pela qual estão passando".
Outro fator é o facto de a Tunísia estar localizada a igual distância de todas as partes líbias, "bem como a sua preocupação em encontrar uma solução para a crise longe da interferência externa e da linguagem das armas", acrescenta o comunicado.
Logo após a sua eleição por uma maioria esmagadora de mais de 72 por cento dos votos, Saïed expressou o seu interesse prioritário que ele concedia à questão líbia.
No final de outubro último, ele recebeu o presidente do Conselho Supremo de Estado da Líbia, Khaled Al Mechri, e no início de dezembro recebeu o presidente do Governo líbio, Fayez El Sarraj, com quem pediu o fim dos combates entre as partes beligerantes e o relançamento do processo político com o objetivo de acabar com a crise na Líbia.
Na altura, ele manifestou perante os seus interlocutores a vontade da Tunísia de desempenhar um papel positivo neste sentido.
-0- PANA BB/IS/DIM/IZ 24dez2019