Agência Panafricana de Notícias

Presidente santomense demite Governo

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O Presidente santomense, Manuel Pinto da Costa, demitiu o Governo chefiado por Gabriel Costa, que se encontra em gestão até a nomeação do futuro primeiro-ministro e a formação de um novo Executivo, soube-se sábado de fonte oficial.

A demissão de Gabriel Arcanjo Ferreira da Costa, primeiro-ministro do décimo quinto Governo constitucional, segundo o decreto presidencial assinado pelo Presidente Manuel Pinto da Costa, surge na sequência dos resultados definitivos das eleições legislativas de 12 de outubro, pelo Supremo Tribunal de Justiça, ganhas pela Ação Democrática Independente (ADI) de Patrice Trovoada

Antes da publicação do decreto presidencial, o primeiro-ministro cessante, Gabriel Costa, avistou-se com o chefe de estado santomense, Manuel Pinto da Costa, no Palácio do Povo.

No encontro de mais de uma hora, entre os assuntos abordados, Gabriel Costa apresentou o seu pedido de demissão ao Presidente santomense.

Gabriel Costa foi nomeado a 10 de dezembro de 2012, após a queda do Governo liderado pelo ex-primeiro-ministro Patrice Trovoada, líder da ADI e futuro primeiro-ministro.

O partido de Patrice Trovoada venceu as eleições legislativas do passado dia 12 de outubro com 33 mandatos, dos 55 que compõem o Parlamento.

-0- PANA RMG/TON 25Outobro2014