Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano dá ultimato para pagamento de impostos ao Governo Federal

Lagos, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, fixou para 15 de setembro corrente o último prazo para o pagamento de todos os impostos devidos ao Governo Federal e ou a qualquer agência na Conta Única do Tesouro (CUT) ou nas contas desginadas, geridas pelo Banco Central da Nigéria (CBN).

Segundo um comunicado da Presidência transmitido esta segunda-feira à PANA, uma circular enviada a todos os ministérios, departamentos e agências (MDA) do Governo Federal pelo diretor da Função Pública da Federação, Danladi Kifasi, insta os MDA a velar pelo respeito estrito do prazo para evitar sanção.

A circular, publicada a 4 de setembro de 2015, nota que vários MDA ainda não se conformaram com a circular datada de 7 de agosto de 2015 que transmitia a primeira diretiva do Presidente relativa ao pagamento de todos os impostos devidos ao Governo Federal junto da CUT.

A CUT é largamente considerada como um instrumento essencial da luta do Governo Federal contra a corrupção, uma prioridade para a administração de Buhari.

Ela visa evitar uma situação em que os fundos produzidos pelas agências governamentais são desviados para contas secretas em vez de serem depositados na Conta da Federação, em conformidade com a lei.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/IZ 7set2015