Agência Panafricana de Notícias

Presidente maliano nomeia novo ministro da Defesa para gerir crise no norte do país

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Amadou Toumani Touré, nomeou quinta-feira o general de divisão Sadio Gassama, anteriormente ministro da Segurança Interna, para o cargo de ministro da Defesa e Antigos Combatentes, a fim de gerir melhor a crise que abala atualmente o norte do Mali, soube a PANA de fonte oficial.

Ele substitui neste cargo, Natié Pléa, um administrador civil, de acordo com a fonte.

Desde 24 de janeiro último, rebeldes tuaregues, agrupados no seio do Movimento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA), atacaram várias localidades das regiões do norte do Mali para reclamar pela libertação desta parte setentrional do país que, a seu ver, pertence aos Tuaregues.

Os confrontos entre os rebeldes apoiados por elementos de Al Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI) fizeram vários mortos e feridos em ambos lados.

Populações civis e militares foram mortas em condições horríveis pelos rebeldes e pelos seus aliados de AQMI.

Esta situação provocou, terça, quarta e quinta-feiras uma série de manifestações levadas a cabo por mulheres e jovens em Bamako e no interior do país, bem como nas cidades de Ségou e Kayes (oeste).

Os manifestantes, que protestavam contra a "má gestão" da crise, foram recebidos quinta-feira última pelo Presidente maliano, Amadou Toumani Touré, que lhes prometeu pôr meios à disposição do Exército para jugular a rebelião.

-0– PANA GT/JSG/IBA/MAR/DD 03fev2012