Agência Panafricana de Notícias

Presidente gabonês anuncia reformas

Libreville- Gabão (PANA) -- O Presidente Ali Bongo Ondimba do Gabão disse ter iniciado reformas destinadas à consolidação do Estado de Direito, ao saneamento das finanças públicas, ao reforço da boa governação social e ao melhoramento das condições de vida dos seus compatriotas.
Na sua primeira mensagem de Ano Novo desde a sua ascensão ao poder, a 16 de Outubro de 2009, Ali Bongo afirmou que estas reformas devem ser encaradas com sacrifícios e empenho de todos.
Anunciou que o Governo vai consagrar-se em Janeiro ao funcionamento da Sociedade de Energia e Água do Gabão que, ressaltou, apresenta há alguns tempos falhas dificilmente suportáveis e que precisam ser erradicadas.
Terça-feira, o Governo instou a SEEG, filial do grupo francês Veolia, a assegurar correctamente o abastecimento de água sob pena de romper o seu contrato, enquanto numerosos bairros da capital estavam privados do líquido durante vários dias consecutivos.
A 3 de Dezembro, o Gabão pediu uma revisão da convenção de concessão de 20 anos que liga desde 1997 a SEEG à Veolia, acionista maioritária.