Presidente cabo-verdiano participa via videoconferência na Cimeira da CEDEAO sobre Covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, participa, via vídeoconferência, na cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) a ter lugar nesta quinta-feira, 23, via videoconferência, sobre o coronavírus (Covid-19), anunciou ele próprio.
O fórum vai debater questões relacionadas com a pandemia do novo coronavírus e seu impacto na sub-região oeste-africana, a que pertence o arquipélago cabo-verdiano, de acordo o próprio chefe do Estado.
Na sua página na rede social, Jorge Carlos Fonseca revela que, no âmbito da preparação desta cimeira, reunir-se nesta quinta-feira com os ministros adjunto do Primeiro-ministro e da Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, e da Saúde e Segurança Social, Arlindo do Rosário.
A comissão da CEDEAO assegurou, através de um comunicado, que tem acompanhado de perto a evolução da pandemia do novo coronavírus no mundo e, em particular, na África Ocidental.
“Tendo em conta a propagação da pandemia, a Comissão da CEDEAO reafirma a sua solidariedade para com os Estados-membros e congratula-se com todas as medidas já tomadas para conter a propagação da pandemia e os cuidados aos doentes”, lê-se no referido comunicado divulgado no ‘site’ da CEDEAO.
A mesma fonte dá conta que a Organização da Saúde da África Ocidental (OOAS), a sua instituição especializada em saúde e responsável pela coordenação da resposta a nível regional, elaborou com todos os Estados-membros um Plano Estratégico Regional.
Para fazer face à emergência em causa, o presidente da Comissão da CEDEAO, Jean-Claude Kassi Brou, informou que a esta disponibilizou imediatamente apoio financeiro a partir dos seus próprios recursos, para além da assistência de parceiros internacionais, para a aquisição de material e equipamento médico essencial à luta contra a pandemia.
Por sua vez, a OOAS já adquiriu e expediu para os 15 Estados-membros, 30 mil 500 kits de teste de diagnóstico, 10 mil equipamentos de proteção individual (EPI), como macacões, aventais, batas, luvas, óculos de proteção, botas e 740 mil comprimidos de prescrição (cloroquina e azitromicina).
Ainda, foram feitas encomendas pelos Estados-membros para aquisição dos seguintes materiais: 240.000 kits de diagnóstico, 240.000 kits de extracção, 250.000 equipamentos de transporte de amostras, 285.100 equipamentos de protecção individual (EPI), 268.1000 máscaras para pessoal médico (máscaras faciais, cirúrgicas e faciais completas), 120 ventiladores e vários milhares de litros de álcool gel e desinfectantes.
Jean-Claude Kassi Brou avançou ainda que a Comissão da CEDEAO e a OOAS continuam a mobilizar recursos internos e externos, com vista a aumentar a disponibilidade de materiais e equipamentos médicos necessários para prevenir, acompanhar e combater esta pandemia.
A CEDEAO é composta pelo Benin, pelo Burkina Faso, por Cabo Verde, pela Côte d´Ivoire, pela Gâmbia, pelo Gana, pela Guiné Conakry, pela Guiné-Bissau, pela Libéria, pelo Mali, pelo Níger, pela Nigéria, pelo Senegal, pela Serra Leoa e pelo Togo.
-0- PANA CS/DD 22abril2020