Agência Panafricana de Notícias

Polícias expulsos em 2011 no Burkina Faso pedem sua reintegração

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Mais de 130 polícias expulsos da corporação na sequência do motim de 2011 que ameaçou o regime de Blaise Compaoré pediram, terça-feira, a sua reintegração ao ministro da Segurança, Simon Compaoré.

«Discutimos com franqueza e, finalmente, a questão está na mesa do ministro. Ele escutou-nos e esteve muito atento para connosco», disse no termo dum encontro com o ministro o relator-geral do grupo de polícias excluídos, Omar Junior Bahoro.

Por sua vez, o ministro da Segurança tranquilizou os antigos polícias, indicando-lhes que as suas queixas serão transmitidas à autoridade competente, pois, sustentou, «não é o ministro que decide».

«Seria perigoso se fosse um ministro a decidir a expulsão de polícias ou gendarmes. Não posso dizer se serão reintegrados ou não. É uma decisão do Estado», disse Simon Compaoré.

De março a junho de 2011, a quase-totalidade das unidades policiais, incluindo a Guarda pretoriana do antigo Presidente Blaise Compaoré, rebelaram-se paralelamente à onda de manifestações populares, mergulhando o país numa crise sem precedente, recorde-se.

-0- PANA NDT/BEH/SOC/CJB/IZ 11maio2016