Partido no poder vence eleições autárquicas parciais no Togo
Lomé, Togo (PANA) – A União para a República (UNIR), partido no poder no Togo, obteve 42 dos 63 assentos de conselheiros municipais nas eleições autárquicas parciais de 15 de agosto último, em cinco circunscrições eleitorais, segundo os resultados provisórios proclamados pela pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
O escrutínio foi realizado em Oti-Sul 1, Bassar 4, Avé 2 e Wawa 1, com a participação de 24 listas de partidos políticos e de independentes.
Segundo os resultados da CENI, a UNIR obtém assim 42 assentos, estando os restantes distribuídos entre o independente Avé en Marche (seis), ANC (quatro), CAR (três), Independente Avé d'abord (dois), EDC Avé (1), Coligação Renovada CAR-MCD (um), NET (um), C14 (um), UFC (um), Independente Gapé de Pé (um).
Com estes resultados das eleições parciais, o UNIR totaliza, com os 878 obtidos durante o escrutínio de junho último, 920 dos mil 527 assentos de conselheiros municipais que devem administrar as 117 comunas do país.
O resto dos assentos estão partilhados entre o ANC, a C14 e os outros partidos político bem como vários agrupamentos de associações da sociedade civil, essencialmente, próximos do poder.
A 30 de junho último, os cidadãos Togoleses foram às urnas para eleger os seus conselheiros municipais, 32 anos após as últimas eleições organizadas, em 1987, lembre-se.
Os resultados definitivos devem ser proclamados pelo Supremo Tribunal.
-0- PANA FAA/TBM/FK/IZ 22ago2019