Agência Panafricana de Notícias

Partido de oposição saúda decisão de Governo mauritano relativa ao "passivo humanitário"

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Aliança para a Justiça e Democracia/Movimento para a Reconciliação (AJD/MR) saudou a decisão do Governo mauritano de localizar. em todo país, as tumbas de todas as vítimas do "passivo humanitário", anuncia uma declaração da referida formação política transmitida sexta-feira à PANA.

A AJD/MR sublinha que esta decisão permitirá "indicar a localização precisa das sepulturas das vítimas de execuções extra-judiciais ou sumárias com base em decisões tomadas por tribunais excecionais dando assim às famílias enlutadas, que ignoram tudo em relação aos locais de inumação, o direito legítimo de ir recolher-se lá, lê--se no documento.

O partido considera que a decisão do Governo é "uma reabilitação da memória" das vitimas deste caso designado "passivo humanitário" pertencentes maioritariamente à comunidade negro-africana, de acordo com a fonte.

A sua execução, designada "passivo humanitário", está ligada às violências inter-comunitárias de 1989 e 1991 que levaram ao exílio milhares de Mauritanos negros e africanos, nomeadamente no Senegal e no Mali.

-0- PANA SAS/AAS/SOC/DD 20maio2011