Agência Panafricana de Notícias

Papa Bento XVI convida África a permanecer "luz do mundo"

Cotonou, Benin (PANA) – O Papa Bento XVI, no final da sua visita pastoral ao Benin, convidou domingo África a continuar a ser “o sal da terra e a luz do mundo”.

« Desejo igualmente encorajar o continente inteiro a continuar a ser mais o sal da terra e a luz do mundo », declarou o Sumo Pontífice, no seu discurso de despedida no aeroporto internacional Bernardin Gantin de Cotonou.

Pouco antes da sua partida para o aeroporto, o Papa, entregando a exortação apostólica pós-sinodal, já tinha dito : « Cara Igreja em África , torne-se mais o sal da terra, desta terra que Jesus Cristo abençoou da sua presença quando encontrou refúgio ! Seja o sal da terra africana, abençoada pelo sangue de tantos mártires, homens, mulheres e crianças, testemunhas da fé crista até ao dom supremo da sua vida!".

Ele tinha igualmente exortado a igreja a tornar-se "luz do mundo, luz de África que muitas vezes, através das suas provas, busca a via da paz e da justiça para todos os seus habitantes, a tua luz é Jesus o Cristo, luz do mundo".

Chegado ao Benin sexta-feira à noite, o Papa Bento XVI recolheu-se sábado no túmulo do cardeal Bernardin Gantin (primeiro arcebispo negro) e entregou domingo no termo da Santa Missa a exortação apostólica pós-sinodal aos 35 presidentes das conferências episcopais nacionais e regionais.

Ele reuniu-se com os membros do Governo, com os representantes das instituições da República, com o corpo diplomático, com os representantes das principais religiões e com os membros do Conselho Especial para África do Secretariado Geral da Sínodo dos Bispos.

-0- PANA IT/TBM/MAR/TON 21novembro2011