Agência Panafricana de Notícias

Opositor autoproclamado Presidente do Gabão sai da sede do PNUD em Libreville

Libreville, Gabão (PANA) – O opositor gabonês autoproclamado Presidente da República e os membros do seu governo deixaram domingo a sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvovimento (PNUD) onde se refugiavam desde 25 de janeiro último, constatou a PANA no local.

Veículos dos dirigentes da Uniáo Nacional (UN), incluindo André Mba Obame, secretário executivo do movimento, deixaram a sede do PNUD sob escolta onusina.

A sua saída destas instalações foi facilitada pelo Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ba Ki-moon, que enviou o seu diretor da divisão Àfrica, Sammy Kum Buo, que coordenou as operações com a anuência das autoridades gabonesas.

De facto, André Mba Obame autoproclamou-se Presidente da República do Gabão a 25 de janeiro último, reveindicando assim a vitória nas presidenciais antecipadas de dezembro de 2009 no Gabão, indica-se.

Um comunicado governamental divulgado nesta segunda-feira sublinha a "magnanimidade" e "o espírito de abertura e de construção" do Presidente gabonês, Ali Bongo Ondimba que "deu um parecer favorável ao pedido da ONU".

No entanto, o comunicado recorda que "o Gabão é um Estado de Direito e que, assim sendo, Mba Obame e os seus companheiros deverão responder pelos seus atos diante da justiça por terem perturbado a ordem pública com os seus atos subversivos e ilegais".

-0- PANA LAW/JSG/IBA/CJB/DD 28fev2011