Agência Panafricana de Notícias

Oposição denuncia legislativas e autárquicas na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Ahmed Ould Daddah, presidente da Coordenação da Oposição Democrática (COD) na Mauritânia, um coletivo de 10 partidos políticos, denunciou, em conferência de imprensa quarta-feira, as condições “desastrosas” em que se realizaram as eleições legislativas e autárquicas de sábado último no país.

Ladeado de todos os líderes da COD, Ahmed Ould Daddah, várias vezes candidato derrotado às eleições presidenciais, fustigou « um hold-up do poder instalado realizado através de uma votação arcaica com traços étnicos e tribais, que vai prolongar a crise política com que o país está confrontado há vários anos ».

Sobre a taxa de participação, o líder institucional da oposição contestou a cifra oficiosa de 60 a 70 porcento dada pelos meios próximos do poder e afirmou que « o pouco interesse concedido pelo povo mauritano a esta mascarada durante a qual continuaram a votar 24 horas após o limite oficial de encerramento das assembleias de voto, provocando uma situação caótica, conforta a COD na opção de boicote ».

Cerca de 60 partidos políticos participaram nestas eleições boicotadas pela COD.

Mais de quatro dias após as operações de voto, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) ainda não divulgou os resultados oficiais provisórios.

A CENI explica o atraso na divulgação dos resultados pela « complexidade do escrutínio e pela imensidade do território nacional ».

-0- PANA SAS/TBM/FK/IZ 27nov2013