Agência Panafricana de Notícias

Oposição democrática reclama pela partida de Presidente da República da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Coordenação da Oposição Democrática Mauritana (COD), um coletivo dum cerca de 12 partidos políticos, reclama pela partida do Presidente da República, Mohamed Ould Abdel Aziz, indica uma carta da referido movimento publicado domingo em Nouakchott.

Neste documento, A COD exige consequentemente a instauração dum poder de transição excluindo qualquer ideia de participação em consultas eleitorais no contexto da crise atual.

Invocando "a crise política, económica e social", que prevalecia no país, a COD "rejeita qualquer solução parcial que não inclua o afastamento de Mohamed Ould Abdel Aziz".

Ela recusa-se igualmente a qualquer participação "em eleições cuja transparência não esteja garantida", e proclama a sua determinação a continuar "o combate pacífico" contra o poder instituído.

Previstas na Mauritânia para novembro de 2011, as eleições legislativas e municipais foram proteladas para uma data desconhecida.

O poder transitório reclamado pela oposição terá eventualmente por missão tratar questões mais urgentes com implicações da maior importância em relação às quais Mohamed Ould Abdel Aziz terá falhado, nomeadamente a organização de mecanismo para eleições livres, democráticas e transparentes, a resolução do passivo humanitário, designadamente as sequelas da escravidão, o desemprego dos jovens, questões de segurança relativa à luta contra o terrorismo.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 5agosto2012