Agência Panafricana de Notícias

ONU insta Sudão Sul a libertar crianças soldados

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Missão da ONU no Sudão Sul (UNMISS) apelou nesta sexta-feira ao Exercíto sul-sudanês para a desmobilização de todas as crianças soldados que se encontram nas suas fileiras, depois da libertação de 53 jovens soldados durante a semana.

Num comunicado publicado em Nova Iorque, a UNMISS sublinha que 53 soldados dos 13 aos 17 anos de idade foram mandados para casa terça-feira em Bentiu, no Sudão Sul.

As crianças incorporadas em abril passado no Exército Popular de Libertação do Sudão (SPLA), o antigo grupo rebelde que se tornou em Eexército Nacional, mas foram demoblizados esta semana pela comissão de Desarmamento, Demoblização e Reintegração do Sudão Sul, nota a UNMISS.

A responsável de proteção das crianças no seio da UNMISS, Hazel De Wet, saudou a libertação das crianças soldados e agradece ao SPLA por esta ação.

«Todavia, continuamos a apelar ao SPLA para todas as crianças que se encontram nas suas filieiras sejam libertadas. As crianças deveriam estar nas escolas e não em quartéis militares», declarou De Wet, citada no comunicado.

-0- PANA AA/VAO/AKA/AAS/DIM/IZ 18nov2011