Agência Panafricana de Notícias

ONU desdobra reforço de capacetes azuis no Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) no Sudão do Sul, Hilde Johnson, anunciou, quinta-feira, que a ONU está à espera de reforço de capacetes azuis no terreno nas próximas 48 horas.

Johnson, que fez esta revelação por videoconferência, organizada em Juba, capital do Sudão do Sul, indicou que mais de 50 mil civis já se refugiaram nas instalações da ONU no Sudão do Sul.

Ela indicou que os reforços vão abranger também tropas e material essencial tais como helicópteros para assegurar a proteção dos civis num contexto de conflito que já fez mais de mil mortos e centenas de deslocados.

"A ONU está a tentar pôr termo a este pesadelo e dar uma chance à paz", indicou.

Ela recordou que o Conselho de Segurança da ONU autorizou, há dois anos, um aumento do efetivo de capacetes azuis no seio da sua missão no Sudão do Sul (UNMISS) para quase 14 mil elementos graças à transferência de unidades, se necessário, de outras forças da ONU.

As tensões iniciaram-se no Sudão do Sul, a 15 de dezembro corrente, quando o regime do Presidente (do Sudão do Sul) Salva Kiir declarou que os soldados fiéis ao antigo Vice-Presidente, Riek Machar, exonerado em julho passado, tentaram realizar um golpe de Estado.

-0- PANA AA/VAO/ASA/AAS/CJB/IZ 26dez2013