Agência Panafricana de Notícias

ONU busca outras línguas escritas não identificadas de sua Carta

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) –A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um concurso público mundial através dos meios de comunicação social para ajudar a identificar as línguas escritas, em seis exemplares diferentes, da Carta da ONU, que os bibliotecários onusinos não podiam identificar.

Segundo uma nota de informação da ONU publicada quinta-feira, a biblioteca Dag Hammarskjöld, na sede da instituição em Nova Iorque, encontrou recentemente seis cópias diferentes da Carta das Nações Unidas escritas em línguas que os bibliotecários são incapazes de identificar.

« Estamos a trabalhar para identificar as línguas e fomos online aos meios de comunicação social para pedir às pessoas para ajudar e utilizamos igualmente os Centros de Informação das Nações Unidas e outras representações da ONU com vista a obter respostas a este mistério », declarou uma bibliotecária onusina, Susan Kurtas.

Afirmou também que as seis cópias diferentes da Carta estão na biblioteca desde 1979, acrescentando não se saber como elas chegaram lá.

"Mas achamos que são documentos importantes devido ao facto de que eles concernem à história da ONU, de que celebramos o 70º aniversário de existência », disse.

Revelou igualmente que as seis cópias diferentes da Carta nas línguas não identificadas estão online para o público ver e oferecer a sua ajuda para se resolver o mistério.

-0- PANA AA/EG/MTA/BEH/IBA/FK/DD 09out2015