Agência Panafricana de Notícias

ONU apresenta orçamento de $ 5,2 milhões para próximos anos

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Secretário-Geral (SG) da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, apresentou um projeto de orçamento de cinco biliões 200 milhões de dólares americanos para permitir à sua instituição realizar com sucesso as suas missões nos domínios da paz e da segurança, dos direitos humanos e do desenvolvimento.

Ao apresentar este projeto de orçamento diante da quinta Comissão da Assembleia Geral da ONU, Ban Ki-moon notou que ele tinha sido preparado num difícil contexto financeiro mundial e de incerteza e que era inferior de 3,2 porcento ao orçamento atual.

« Este orçamento diante de vocês reflete um desafio essencial : como financiar esta organização num período crítico. A crise financeira paralisa vários países, Governos e, em particular, os povos estão a lutar. Nestas circunstâncias difíceis, o mundo vira-se cada vez mais para as Nações Unidas com vista a obter respostas e uma ajuda”, explicou Ban.

« Devemos responder às vossas expetativas, a vocês os membros, e responder às necessidades das populações do nosso mundo. E temos a responsabilidade de fazer o melhor uso possível dos recursos que vocês, os Estados membros, nos fornececem”, acrescentou.

O Secretário-Geral da ONU indicou igualmente que o orçamento proposto, de cinco biliões 197 milhões de dólares americanos, é o resultado dum « trabalho minucioso ».

Ele notou que o novo orçamento compreende mais de um bilião de dólares americanos para missões políticas especiais ligadas à paz e à segurança que deviam ser prolongadas ou aprovadas durante o exercício biena, o que, disse, é ligeiramente mais do que o que foi inicialmente aprovado para o orçamento atual.

Ele inclui igualmente recursos para reforçar as capacidades de gestão da Agência de Socorros e Trabalhos das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos no Médio Oriente (UNRWA) para permitir ao Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR) fazer face a novos mandatos ou a mandatos prolongados.

« Incumbe doravante aos Estados membros discutirem e decidirem sobre o orçamento final que será adotado pela Assembleia Geral em dezembro para os próximos dois anos.

« Tudo o que peço através deste processo é que nunca percamos de vista a razão pela qual estamos aqui : para os povos do mundo ; a fim de que eles possam gozar duma maior paz e segurança, da proteção dos direitos humanos, do desenvolvimento e dum futuro sustentável», declarou o Secretário-Geral da ONU aos delegados.

-0- PANA AA/SEG/FJG/JSG/FK/DD 28out2011