Agência Panafricana de Notícias

OMS receia intensificação da poliomielite no Burkina Faso

 

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) receia que a poliomielite, doença evitável por meio da vacinação, se intensifique no Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial.

Esta posição da OMS consta de um comunicado seu, emitido por ocasião do lançamento, sexta-feira última de uma campanha de vacinação, de três dias, contra a patologia.

A instituição justificou os seus receios pelos últimos registos de casos da poliomielite, segundo a nota que cita o representante interino da alMA no Burkina Faso, Coulibaly Seydou Ouaritio.

"O contexto securitario e humanitário fragilizaram o sistema de saúde. Mas cada gota de vacina a ser administrada durante esta campanha só aumentará as possibilidades de pôr fim a esta doença. Estamos determinados, mais do que nunca, a apoiar os esforços do país a favor desta campanha contra a poliomielite. Com esta vacinação e uma que vem, é possível a esperança de pôr cobro a poliomielite no Burkina Faso", concluiu Ouaritio.

Por sua vez, o ministro burkinabe da Saúde e Higiene Pública, Robert Lucien Kargougou, declarou que o país fez enormes progressos na prevenção da patologia e em matéria de luta contra a mesma.

"Porém, dado o contexto securitário e humanitario do país, é importante termos em conta a porosidade das nossas fronteiras que facilita a propagação das epidemias. É isto que temos de evitar", acrescentou o governante quando procedia ao lançamento da campanha no Centro Médico de Kombisiri, nom centro-Sul do país.

A seu ver, é de facto recomendável este tipo de operações que "nos permitirão preservar as conquistas com o apoio dos nossos parceiros técnicos e financeiros."

Esta campanha prevé de imunizar contra a poliomielite mais de 5.2000.000 crianças do zero aos 59 meses de idade em 70 distritos sanitários du país, segundo a OMS.

A operação foi organizada em conformidade com a estrategia regional de resposta à circulação do vírus da poliomielite na subregião oeste-africana, disse aa OMS no comunicado.

A poliomielite é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente crianças de cinco anos de idade. Uma crinaça afetada pela poliomielite pode contaminar mais de 200 outras à sua volta, e o vírus transmite-se de pessoa para pessoa principalmente por via feco-oral, água ou  alimentos contaminados.  

A patologia tão grave que pode matar ou paralisar a criança durante toda a vida caso não esteja submetida a um tratamento eficaz. Mas ele pode ser evitada graças a um simples gesto de administração de gotas da vacina contra a doença, sobretudo aos menores de cinco anos de idade.

-0- PANA TNDD/IS/DD 12maio2024