Agência Panafricana de Notícias

Número de turistas baixa 83 porcento na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O número de turistas provenientes dos países da União Europeia com destino à Tunísia registou em agosto uma baixa de 83 porcento em comparação com o mesmo período de 2010, ano de referência de afluência de turistas, indicou quarta-feira numa declaração à imprensa um membro da liga tunisina dos hotéis.

Tarek Assadi disse que o mercado magrebino constituiu uma alternativa durante a época turística na Tunísia, nomeadamnte a Argélia que atingiu durante a terceira semana do mês de agosto uma taxa estimada em 441 porcento em relação ao ano de referência.

Ele afirmou ser possível a partida da Tunísia de cadeias de hotéis depois do fim das convenções que assinaram e não foram renovadas devido à situação de segurança no país, precisando que foram encerrados cerca de 80 hotéis da ilha de Djerba, 15 outros dna região de Tozeur e 18 agências de viagem.

Segundo o responsável do turismo tunisino, os dois aeroportos de Enfidha e Monastir, que ocupam os segundo e terceiro lugares depois do da capital, estão à beira da falência e o aeroporto de Túnis Cartago já não pode acolher novos clientes e não fornece os serviços necessários.

Tarek Assadi sublinhou que o turismo na Tunísia vive uma situação catastrófica e nenhuma medida necessária foi tomada para o tirar desta crise.

-0- PANA AD/IN/IS/MAR/TON 16set2015