Novo chefe da missão onusina no Mali diz-se "muito grato" ao SG da ONU
Bamako, Mali (PANA) - O novo representante Especial do Secretário-Geral da ONU (RSSG) para o Mali e chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas pela Estabilização no Mali (MINUSMA), El Ghassim Wane, disse estar muito grato ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, pela confiança depositada na sua pessoa.
"Estou evidentemente consciente da amplitude da tarefa, da sua complexidade e das dificuldades inerentes a qualquer processo de transição e a qualquer processo de paz", disse Wane, aquando da sua chegada a Bamako quarta-feira última.
Disse igualmente estar convencido de que a tarefa não tem nada de insuperável, saudando só passos dados pelas autoridades da Transição no Mali.
"Sinto-me muito encorajado pelas estacas já estabelecidas pelas autoridades de transição para construir o edifício da paz, pelos progressos que foram feitos para tentar reforçar a unidade do Mali e evidentemente tentar promover a reconciliação entre os filhos e filhas do Mali (...) e fazer melhorias tangíveis e, assim, satisfazer as aspirações da população", enfatizou o novo chefe da força onusina no Mali.
El Ghassim Wane, de nacionalidade mauritana, foi nomeado para chefiar a MINUSMA a 15 de março último pelo SG da ONU para substituir o seu antecessor, um diplomata tchadiano, Mahamat Saleh Annadif.
Trata-se dum homem que tem uma sólida experiência de 25 anos na prevenção de conflitos, na mediação e manutenção da paz.
Liderará a MINUSMA, depois de ter sido, nomeadamente, diretor do Gabinete do presidente da Comissão da União Africana de 2017 a 2019 e sub-secretário-geral das Nações Unidas para as operações de manutenção da paz de 2016 a 2017.
-0- PANA GT/IS/DIM/DD 07maio 2021