Novo caso confirmado de Ébola na RDC
Kinshasa, RD Congo (PANA) – A zona sanitária de Beni, no Kivu Norte, registou terça-feira um novo caso confirmado da doença do vírus de Ébola, após quatro dias sem novos casos, refere o boletim diário do Comité Nacional Multissetorial de riposta à doença do vírus de Ébola transmitido quarta-feira à PANA.
Segundo a fonte, nenhuma nova morte foi registada entre os casos confirmados nos Centros de Tratamento de Ébola (CTE) ou fora das estruturas sanitárias e nenhum paciente foi curado, nem saiu dos CTE.
Desde a declaração desta epidemia de Ébola, a 1 de agosto de 2018, três mil 433 casos foram registados dos quais três mil 310 confirmados e 123 prováveis.
No total, houve duas mil 253 mortes (duas mil 130 mortes de casos confirmados e 123 mortes de casos prováveis) e mil 165 pessoas curadas. Atualmente, 513 casos suspeitos estão sob investigação.
Segundo o mesmo boletim, 14 mil 144 pessoas foram imunizadas após a segunda vacina Ad26.ZEBOV/MVA-BN-Filo (Johnson&Johnson) em duas áreas de saúde da zona sanitária de Karisimbi, em Goma.
A RDC já imunizou 295 mil 953 pessoas com a vacina rVSV-ZEBOV. Entre essas pessoas vacinadas, figuram os prestadores sanitários, os contactos e os contactos dos contactos dos doentes.
Desde o início da epidemia, o total dos viajantes controlados nos pontos de controlo sanitário é de 152 milhões 724 mil 365.
Até ao presente, 109 pontos de entrada e de controlo sanitário foram instalados nas províncias do Kivu-Norte e de Ituri a fim de proteger as grandes cidades do país e evitar a propagação da epidemia nos países vizinhos.
-0- PANA KON/BEH/FK/IZ 20fev2020