Agência Panafricana de Notícias

Notas polímeras de moeda nacional circulam em fevereiro de 2018 no Botswana

Gaborone, Botswana (PANA) - O Botswana introduziu notas polímeras para o mais baixo valor da moeda nacional, o pula, ou seja 10 pulas, equivalentes a aproximadamente um dólar americano, anunciou segunda-feira o governador do Banco Central, Moses Pelaelo.

Palaelo disse que a nova nota polímera de 10 pulas foi antecedido por um longo projeto de conceção, iniciado em janeiro de 2016, incluindo a avaliação da possibilidade e vontade de substituir o substrato papel pelo substrato polímero mais duradouro.

"Estes exercícios incluíram ao mesmo tempo o benchmarking e a avaliação da proeza e da aceitabilidade da nota polímera noutros países como a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia e o Reino Unido", sublinhou o governador.

O Banco do Botswana (BOB) indica que as conceções foram concluídas em 2016 e que o processo de adoção ocorreu em meados de 2017.

As novas notas serão postas em circulação em fevereiro próximo com os caraterísticas de segurança mais avançadas, como janelas transparentes e imagens difíceis de falsificar. Esta inovação visa reduzir a contrafação de moeda e reforçar a confiança na moeda nacional, segundo Pelaelo.

No decurso de anos, acrescentou, o BOB utilizou algumas estratégias de mitigação que, embora bem-sucedidas numa certa medida, não resolveram eficazmente o problema de durabilidade da atual nota de 10 pulas.

-0- PANA DRW/VAO/MMS/IS/SOC/MAR/DD 28nov2017