Agência Panafricana de Notícias

Nigéria insta Conselho de Segurança da ONU a pôr Boko Haram na lista negra

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - A Nigéria exortou o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) a pôr o grupo terrorista Boko Haram na lista preta depois da série de atentados terroristas por ele cometidos nalgumas localidades do país e o rapto, a 14 de abril último, duma centena de alunas no nordeste do país.

Uma fonte onusina revelou quarta-feira à PANA em Nova Iorque que o Governo nigeriano depositou oficialmente um pedido oficial para solicitar o apoio da Comissão das Sanções do CS.

A comissão das sanções contra organização terrorista internacional Al-Qaeda devia reunir-se esta semana ou no início da próxima semana para examinar e tomar sanções sobre esta questão.

As sanções esperadas contra Boko Haram vão consistir no gelo dos bens e de fortunas a nível internacional, na interdição de viagem e no embargo sobre as armas, de acordo com a fonte.

O pedido do Governo nigeriano endereçado ao CS da ONU qualifica Boko Haram de filial de Al Qaeda e da organização de Al Qaeda para o Magrebe Islâmico (AQMI).

-0- PANA AA/MA/ASA/TBM/MAR/DD 21maio2014