Agência Panafricana de Notícias

Nigéria expulsa 7 mil imigrantes clandestinos após atentados da seita Boko Haram

Lagos, Nigéria (PANA) – O Governo nigeriano expulsou sete mil imigrantes clandestinos, principalmente originários dos vizinhos Tchad e Níger , no quadro dos esforços para lutar contra as atividades da seita islamita Boko Haram, que perpetra uma série de atentados à bomba e de ataques no norte da Nigéria.

Segundo o diário privado «Punch » desta segunda-feira, os Seviços Nigerianos da Imigração (NIS) confirmaram estas expulsões domingo e ameaçaram processar os empregadores destes estrangeiros em situação irregular.

Os NIS indicaram ter já enviado uma proposta à Assembleia Nacional para emendar a Lei da Imigração a fim de permitir as ações judiciais.

« Estamos a proceder à detenção dos imigrantes clandestinos no país. Não sei o número exato, mas mais de sete mil estrangeiros em situação irregular foram presos e expulsos até agora”, declarou o porta-voz dos NIS, Joachim Olumba, citado pelo jornal.

« Não se deve empregar um imigrante clandestino como guarda, empregado doméstico ou de escritório. Todos os imigrantes devem ser registados e qualquer pessoa que empregar um imigrante clandestino será processada e condenada”, sublinhou.

Suspeita-se que a Boko Haram tenha apoios fora da Nigéria, em particular nos países vizinhos, razão pela qual a Nigéria estabeleceu contactos com os seus vizinhos no quadro dos seus esforços para jugular as atividades da seita, que já fizeram mais de um milhar de mortos desde 2009.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/TON 27fev2012