Agência Panafricana de Notícias

Nigéria abre inquérito sobre morte de militares em Chibok

Abuja, Nigéria (PANA) - O Exército nigeriano anunciou, segunda-feira, a abertura de uma investigação sobre as circunstâncias em que um sargento-maior matou a tiro quatro companheiros seus, domingo, antes de virar a arma contra si mesmo, em Chibok, no nordeste da Nigéria.

O incidente ocorreu na mesma cidade onde mais de 200 alunos de uma escola secundária foram sequestrados em abril de 2014 por terroristas do grupo extremista islâmico Boko Haram, indica o Exército num comunicado.

A nota explica que uma equipa de soldados dirigida pelo capitão Mani garantia a segurança de fiéis que participavam numa missa de domingo, em Chibok, quando recebeu uma chamada de socorro a indicar que o sargento-maior Silas Ninyo estava bater nos civis sem que se soubesse porquê.

O capitão Mani, acompanhado pelos seus homens, foi ao local onde eles socorreram os civis. Mas enquanto ele tentava desarmar o soldado "indisciplinado", o capitão Mani foi abatido pelo sargento Ninyo que em seguida virou a arma contra ele próprio antes de abater quatro outros companheiros seus.

-0- PANA MON/MA/FJG/DIM/IZ 13nov2017