Niamey, Níger (PANA) - A 57ª cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) decorreu esta segunda-feira, em Niamey, sob a presidência do chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, presidente em exercício da organização sub-regional.
A reunião de Niamey foi consagrada à situação política e segurança da região, particularmente ao dossiê Mali, onde uma Junta militar derrubou, a 18 de agosto último, o Presidente Ibrahima Boubacar Kéita.
Os chefes de Estado dos países-membros da CEDEAO, que impuseram um embargo económico ao Mali para obrigar os militares a entregar o poder aos civis, discutiram sobre a duração e a forma política da transição bem como um possível alívio do embargo imposto ao país.
Antes da cimeira, a 84ª sessão do Conselho de Ministros da CEDEAO realizou-se de 4 a 6 de setembro corrente, também em Niamey, para relançar o processo de integração após o coronavírus (covid-19).
A sessão ordinária do Conselho de Ministros permitiu refletir sobre vários outros pontos , incluindo o exame do relatório do presidente da Comissão, a situação financeira das instituições da organização e da pandemia da covid-19, na África Ocidental.
-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 07set2020