Agência Panafricana de Notícias

Navio parte de Cabo Verde para buscas de avião de Air France

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Um navio francês deixou terça-feira o porto da Praia, em Cabo Verde, para se juntar aos esforços visando encontrar as caixas negras do avião da Air France que caiu no Oceano Atlântico na madrugada de 1 de Junho com 228 pessoas a bordo quando fazia a ligação entre Rio de Janeiro e Paris, soube a PANA na capital cabo-verdiana de fonte diplomática.
De acordo com fontes da Embaixada de França em Cabo Verde, a embarcação do Instituto Francês de Investigação para a Exploração do Mar (IFRENER) atracou no arquipélago domingo e segunda-feira para receber material e 28 pessoas que chegaram à capital cabo-verdiana via aérea.
Entre os vários especialistas e cientistas que seguem à bordo do navio figura uma equipa do Bureau de Investigação e Análise (BEA), um representante da Air France e outro da Airbus, assim como quatro gendarmes franceses especializados em investigação judicial.
O navio “Pourquoi Pas?” leva a bordo três robots submarinos, dois dos quais podem operar a uma profundidade de até seis mil metros.
As fontes da Embaixada francesa na capital cabo-verdiana assinalaram que o navio é uma embarcação capaz de localizar, com precisão, as caixas negras do A-330 desaparecido no Oceano Atlântico e trazê-las à superfície.