Agência Panafricana de Notícias

Nações Unidas prolongam mandato de missão na Côte d´Ivoire

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas prolongou o mandato da Operação das Nações Unidas na Côte d´Ivoire (ONUCI) por mais um ano até 30 de junho, além de autorizar as forças francesas a apoiar a missão.

A resolução adotada por unanimidade, quinta-feira à noite na sede da ONU em Nova Iorque, indicou que a missão deverá concentrar-se na proteção dos civis, no apoio político e na aplicação do programa de desarmamento, desmobilização e reinserção.

Ele encarregou igualmente a missão a fazer face às ameaças ligadas à fronteira e aos desafios de segurança restantes, à reconstituição e à reforma das instituições de segurança e à supervisão do embargo de armas.

A resolução sublinha a necessidade para a missão de velar pelo estrito respeito do direito humanitário internacional e dos direitos humanos no exercício das suas funções e responsabilidades.

A Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre a violência sexual nos conflitos, Zainab Bangura, saudou o engajamento assinado pelo 47 comandantes das Forças Republicanas da Côte d'Ivoire (FRCI) de lutar contra a violência sexual e garantir o respeito pelos direitos humanos internacionais e pelo direito humanitário.

"Congratulo-me com a assinatura e considero-lhe uma outra medida concreta tomada pela Côte d'Ivoire para consolidar as conquistas realizadas desde o fim do conflito", afirmou.

-0- PANA AA/SEG/AA/IS/MAR/TON 26junho2015