Agência Panafricana de Notícias

Múltiplas prioridades diminuem financiamento da saúde, segundo ministros africanos

Yamoussoukro, Côte d’Ivoire (PANA) – Ministros africanos da Saúde e da Economia e Finanças consideraram terça-feira, em Yamoussoukro, capital política da Côte d'Ivoire, que a multiplicidade das prioridades é a principal causa do baixo nível de financiamento do setor sanitário, constatou a PANA no local..

Os governantes africanos foram convidados a um painel de discussão no quadro da 61ª sessão do comité regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, que decorre de 29 de agosto a 2 de setembro em Yamoussoukro (centro da Côte d’Ivoire),

Este encontro presidido pelo ministro da Saúde do Senegal, Modou Diagne, desenrola-se sob o lema "Financiamento da saúde : Partilha de experiências em matéria de mobilização de fundos para a realização dos objetivos nacionais de desenvolvimento sanitário".

O painel lamentou o fato de que a maioria dos Estados africanos que se comprometeram a consagrar 15 porcento dos seus orçamentos à saúde estejam hoje ainda longe deste objetivo.

"Esta situação deve-se em parte aos constrangimentos ou ao fato de que, em África, todos os setores são prioritários, o que incide evidentemente sobre o financiamento do único setor da saúde. Devido à multiplicidade das prioridades e dos compromissos nacionais e internacionais dos países africanos, a realização dos objetivos em matéria de saúde é difícil", indicou o ministro das Finanças do Níger, Ouhoumoudou Mahamdou.

-0- PANA GB/TBM/CJB/DD 30ago2011