Agência Panafricana de Notícias

Mortalidade da malária em baixa espetacular em três países africanos

Paris, França (PANA) – O Quénia, o Rwanda e o Senegal registaram recentemente uma diminuição anual da mortalidade ligada à malária de 10 porcento para as crianças menores de cinco anos de idade, segundo um relatório do Banco Mundial (BM) transmitido esta quarta-feira à PANA em Paris.

A mortalidade infantil ligada à malária foi reduzida nos três países para menos de 76 mortes de crianças menores de cinco anos de idade por mil nascimentos, sublinha o relatório que nota progressos significativos na luta contra a doença em vários outros países africanos.

Segundo os autores do relatório, os progressos registados na luta contra a malária explicam-se principalmente pela distribuição em massa dos mosquiteiros impregnados, nomeadamente a favor das mulheres grávidas.

Graças aos esforços nacionais e ao apoio financeiro da comunidade internacional, a malária passou da primeira para a terceira posição das causas da mortalidade infantil em África, atrás das diarreias e das doenças pulmonares e respiratórias.

-0- PANA SEI/JSG/FK/IZ 06junho2012