Agência Panafricana de Notícias

Missão das Nações Unidas exorta Sudão Sul a respeitar direitos humanos

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – A Missão das Nações Unidas no Sudão Sul (UNMISS) exortou as forças de segurança do país a respeitarem os direitos humanos com a implementação do processo de desarmamento dos civis.

"Apesar de o processo de desarmamento ter sido largamente pacífico e ordenado, há relatos informando violações dos direitos humanos em sítios de desarmamento", disse a UNMISS num comunicado.

A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Sudão Sul, Hilde Johnson, citada pelo comunicado, disse que "estamos muito preocupados com estes relatos de violações dos direitos humanos durante o desarmamento e informamos o Governo".

"Todavia, estamos reconfortados pelas medidas tomadas para fazer com que os presumíveis autores respondam dos seus atos e a UNMISS vai acompanhar de perto estes incidentes e os seus autores devem ser julgados", disse.

O comunicado indica que as violações assinaladas consistem em maus tratamentos e perseguição de civis durante buscas em casa.

"Há também casos de civis detidos de modo arbitrário, de abuso em detenção e alguns casos individuais e violências sexuais e de pessoas assassinadas", prossegue o comunicado.

A UNMISS controla o processo de desarmamento no quadro do seu mandato de proteção dos direitos humanos e até agora mais de 27 missões de acompanhamento foram levadas a cabo por ela.

-0- PANA AA/VAO/ASA/TBM/CJB/TON 07abr2012