Missão da OIF chegada a Niamey para auditar registo eleitoral
Niamey, Níger (PANA) - Uma missão exploratória da Organização Internacional da Francofonia (OIF) chegou esta quarta-feira, a em Niamey, no Níger, para auditar o ficheiro eleitoral biométrico deste país que pretende organizar, em finais de 2020 e no início de 2021, eleições gerais e locais.
Liderada pelo embaixador Désiré Nyaruhirira, esta missão exploratória eleitoral foi recebida pelo Presidente da República, Issoufou Mahamadou.
A missão está no Níger como parte de um apoio ao processo eleitoral em curso no Níger.
"Vamos aqui avaliar, num quadro técnico, o ficheiro eleitoral biométrico que está a ser finalizado com a CENI, e ver até que ponto pode ser auditado para que o Níger tenha eleições transparentes e credíveis", disse à imprensa Désiré Nyaruhirira.
Désiré Nyaruhirira disse estar "encantado" por estar a trabalhar no Níger com parceiros técnicos "para que possamos avançar para eleições credíveis e transparentes".
"Foi o Presidente Issoufou Mahamadou quem insistiu que esta missão viesse ao Níger para auditar o registo eleitoral, para que houvesse eleições transparentes e credíveis", disse Désiré Nyaruhirira, sublinhando que "a OIF é reconhecida como uma das melhores nas avaliações dos processos eleitorais.
"Por conseguinte, colocaremos esta competência ao serviço do CENI. O Níger é um país extremamente importante da Francofonia e, se não fosse a atual crise sanitária, deveria estar a celebrar-se, aqui em Niamey, o cinquentenário da Francofonia", lembrou.
O embaixador Désiré Nyaruhirira recordou ainda que foi o Presidente Diori Hamani (primeiro Presidente do Níger) e os seus homólogos Léopold Sédar Senghor do Senegal e Habib Bourguiba da Tunísia que assinaram o ato fundador da Francofonia, em Niamey, a 20 de março de 1970.
-0- PANA SA/IS/DIM/IZ 22julho2020