Ministros dos Negócios Estrangeiros da AES esperados em Moscovo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros da Confederação dos Estados do Sahel (AES) são esperados a 3 e 4 de abril corrente em Moscovo, a capital rússia, a convite do seu homólogo russo, Serguei Lavrov, a fim de participarem numa primeira sessão de consultas entre as duas partes, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo um comunicado conjunto, este encontro decorre da vontade comum dos chefes de Estado da AES e da Federação Rússia de alargarem a sua parceria e o seu diáçogo político à escala confederal e inscreverem-nos no centro da sua agenda diplomática, do desenvolvimento e da defesa, a fim de responderem às expetativas profundas das populações do espaço AES.
O encontro de Moscovo constitui uma etapa importante no estabelecimeto das relações de cooperação e da parceria estratégica, pragmática, dinâmica e solidária nos setores de interesse comum entre a AES e a Rússia, em conformidade com um roteiro do primeiro ano da primeira, sob a presidência maliana, segundo a mesma fonte.
A Aliança dos Estados do Sahel (AES), criada a 16 de setembro de 2023, agrupa num acordo de defesa mútua, o Mali, o Níger e o Burkina Faso, sendo todos os três países ex-colónias francesas.
Os três Estados estão a ser governados atualmente por juntas militares que derrubaram regimes democráticamente eleitos nos respetivos territórios, pondo fim à cooperação militar com a França, a favor da Rússia.
A assinatura da carta relativa a esta aliança, baptizado Liptako-Gourma, deu lugar a encontros, iniciativas e projetos conducentes a estatutos que culminaram com uma confederação, tendo os três Estados, doravante, uma força de defesa comum.
Por oum lado, a iniciativa é louvável por levar uma ambição de unificação dos potenciais dos três Estados, por outro, levanta questionamentos sobre a sua resistência aos imprevistos do tempo, por ser pilotada por regimes militares de transição que devem render o poder aos civis que poderão não enveredar pelo mesmo caminho nem levar a cabo as mesmas ambições.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DD 02abril2025