Agência Panafricana de Notícias

Ministro francês da Defesa esperado na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O ministro francês da Defesa, Jean Yves Le Drian, é aguardado em Nouakchott segunda-feira, última etapa duma digressão sub-regional pela África Ocidental, que o conduziu igualmente a Abidjan (Côte d'Ivoire) e a Dakar (Sénégal), soube domingo a PANA de fontes concordantes.

Esta viagem ocorre num contexto marcado por um recrudescimento das atividades dos grupos terroristas no Mali, que partilha com a Mauritânia cerca de dois mil quilómetros de fronteira terrestre.

O desdobramento das forças francesas da operação "Serval" no Mali permitiu, a partir de janeiro de 2013, a libertação do norte maliano ocupado por movimentos djihadistas saídos do nebuloso grupo terrorista Al-Qaida para o Magrebe Islâmico (AQMI).

Nesta perspetiva, a Mauritânia, tal como alguns outros países da sub-região do Sahel, são chamados a dar o contributo à luta contra o terrorismo.

A Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger e o Tchad formam o grupo G5 do Sahel considerado como a linha de frente da luta contra o terrorismo islamista.

-0- PANA SAS/BEH/MAR/IZ 11maio 2014