Agência Panafricana de Notícias

Médicos avaliam estado de saúde de candidatos às eleições presidenciais na Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O colégio de três médicos encarregues de avaliar a saúde física e mental dos candidatos às eleições presidenciais de 25 de outubro próximo na Côte d’Ivoire prestou juramento esta segunda-feira perante o Conselho Constitucional.

Os médicos escolhidos a partir da lista proposta pela Ordem dos Médicos são o cirurgião Emmanuel Ezani Niamkey, o cardiologista Jean-Baptiste Anzouan Kacou e o psiquiatra Drissa Koné.

Por outro lado, o Conselho Constitucional publicou a lista provisória dos 33 cidadãos que depositaram as suas candidaturas junto da Comissão Eleitoral Independente (CEI) entre 3 e 25 de agosto último.

Esta instituição deu um prazo de 72 horas aos candidatos, ou aos partidos e agrupamentos políticos que os patrocinam para formular reclamações ou observações sobre as candidaturas.

O secretário-geral do Conselho Constitucional, Ibrahim Kuibert, sublinhou que após a expiração deste prazo, a 3 de setembro próximo, nenhuma reclamação ou observação será recebida.

Kuibert acrescentou que «o Conselho Constitucional realizará deliberações sobre os dossiês registados a fim de elaborar, o mais tardar 45 dias antes da data da primeira volta, a lista definitiva dos candidatos ».

-0- PANA BAL/IS/FK/TON 31agosto2015