Agência Panafricana de Notícias

Medicamentos contra paludismo gratuitos no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- As populações senegalesas poderão doravante receber gratuitamente os medicamentos contra o paludismo, anunciou o ministro da Saúde e Prevenção, Modou Diagne Fada.
"O Senegal está na boa via na luta contra o paludismo e o Governo decidiu tornar gratuitos os ACT (artemisinin based combination terapy) para permitir às populações, nomeadamente as mais desfavorecidas, lutar contra esta doença", indicou o governante senegalês terça-feira durante uma conferência de imprensa em Dakar.
Modou Fada notou que o Senegal é um dos raros países do continente a conseguir reduzir consideravelmente de taxa de mortes ligadas ao paludismo.
Para obter este resultado encorajador, foi preciso consagrar meios consideráveis à luta contra este flagelo.
Assim, em 2009 cerca de cinco biliões 240 milhões de francos CFA (mais de 10 milhões de dólares americanos) foram gastos para a aquisição de mosquiteiros impregnados de longa duração e 78 milhões 600 mil francos CFA (152 mil dólares americanos) para a compra de medicamentos contra o paludismo, no quadro do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo, lembrou o ministro.
Segundo o ministro da Saúde e Prevenção, o Senegal visa agora o objetivo de chegar a zero caso de mortes ligadas ao paludismo até 2015.