Agência Panafricana de Notícias

Mauritanos querem gestão transparente de indústrias extrativas

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- Uma campanha de sensibilização à necessidade de transparência na gestão das indústrias extrativas foi lançada domingo em Nouakchott, constatou a PANA no local.
Sob a égide duma coligação mauritana designada "Publiquem Vossos Pagamentos", interlocutor da Iniciativa para a Transparência das Indústrias Extrativas (ITIE), a operação beneficia do apoio da Federação Luterana Mundial (FLM).
Com esta iniciativa, a coligação mauritana quer sensibilizar autoridades, empresas públicas e privadas, organizações da sociedade civil, peritos e, particularmente, a imprensa sobre a necessidade da publicação dum relatório sobre pagamentos efetuados pelas companhias petroleiras e mineiras estrangeiras, bem como rendimentos recebidos pelo Governo, explicou o seu secretário-geral adjunto, Mohamed Abdallah Ould Belil, durante a cerimónia de lançamento.
As receitas provenientes das indústrias extrativas são "a propriedade das nações, portanto é bom que os mecanismos de recolha, distribuição e utilização destas receitas estejam claros e aceitáveis por todos", afirmou a coligação mauritana.
Produtora de ferro, ouro e petróleo, a Mauritânia aderiu à Iniciativa para a Transparência das Indústrias Extrativas (ITIE) em 2005 e criou um Comité Nacional encarregue deste mecanismo.
Esta iniciativa internacional foi lançada pelo ex-primeiro- ministro britânico, Tony Blair, durante a cimeira mundial sobre o desenvolvimento sustentável de Joanesburgo, na África do Sul, em Outubro de 2002, com o fito de otimizar o valor dos recursos tirados das atividades extrativas a favor dos povos.