Mauritano nomeado representante especial da ONU no Mali
Nova York, Estados Unidos (PANA) - O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, nomeou, segunda-feira a El-Ghassim Wane da Mauritânia como o seu novo representante especial e chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA), soube a PANA de fonte oficial.
Wane sucede a Annadif Khatir Mahamat Saleh do Tchad, a quem Guterres disse ser grato pela sua "contribuição inestimável" para os esforços de paz e reconciliação no Mali, de acordo com um comunicado da ONU.
Wane carrega 25 anos de experiência em matéria de prevenção de conflitos, mediação e manutenção da paz, tendo atuado como chefe de Gabinete e Conselheiro Principal do Presidente da Comissão da União Africana (CUA) de 2017 a 2019, e Sub Secretário-Geral da ONU para Operações de Manutenção da Paz de 2016 a 2017.
Degundo o mesmo documento, ele já ocupou vários cargos importantes dentro da União Africana (UA), incluindo como diretor de Paz e Segurança da CUA e chefe da Divisão de Gestão de Conflitos, depois de ter contribuído para o desenvolvimento da estratégia e da política africanas sobre a prevenção e a resolução dos conflitos.
Também já serviu em missões de prevenção, mediação e construção da paz em todo o continente africano, lê-se no documento.
Foi igualmente professor convidado para assuntos internacionais na Universidade George Washington (Estados Unidos), professor de Ciênciass Políticas em Paris (França) e acadêmico convidado no Centro de Liderança Africano no Colégio Real de London (Inglaterra).
Wane possui um mestrado em direito internacional público e relações internacionais, e uma pós-graduação em estudos internacionais e europeus das universidades de Dakar (Senegal) e Lille II (França), respetivamente.
Fala fluentemente francês e inglês.
-0- PANA MA/MTA/IS/MAR/DD 16março2021