Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia e França discutem terrorismo e Líbia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A luta contra o terrorismo do Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e a questão líbia estiveram no centro duma audiência concedida pelo Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, ao ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé, domingo à noite.

O chefe da diplomacia francesa chegou a Nouakchott na mesma noite no termo duma mini- digressão africana, que o conduziu a Juba, no Sudão Sul, e a Addis Abeba, na Etiópia.

« Abordámos várias questões de interesse comum. Penso nomeadamente na luta contra o terrorismo. Estamos completamente solidários com a ação corajosa que a Mauritânia leva a cabo», declarou Jupé no termo da audiência.

A visita do responsáve governamental francês ocorre num contexto marcado por uma série de confrontos entre o Exército mauritano e grupos terroristas islamistas no leste do país e em território maliano.

O chefe de Estado mauritano e o chefe da diplomacia francesa evocaram igualmente a situação na Líbia onde, segundo Jupé, a União Africana pode desempenhar um papel na busca duma solução política.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/IZ 11julho2011