Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia atenta à situação dos seus cidadãos em Angola

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Governo mauritano acompanha de perto a situação dos seus cidadãos que vivem em Angola, segundo uma declaração divulgada sábado, na capital mauritana, Nouakchott.

A declaração seguiu-se a uma conversa telefónica entre o ministro mauritano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ismael Ould Cheikh Ahmed, e o seu homólogo angolano, Manuel Domingos Augusto.

Durante a conversa, o chefe da diplomacia mauritana “falou da situação dos cidadãos mauritanos em Angola à luz dos recentes desenvolvimentos, esperando que esta comunidade merecerá a atenção das autoridades angolanas, de acordo com as fortes relações que unem os dois países irmãos", diz a nota.

Por seu lado, o ministro angolano expressou "a estima e o respeito do Presidente e do povo angolanos pela comunidade mauritana e o seu papel na economia de Angola".

O chefe da diplomacia angolana sublinhou igualmente "a natureza pacífica da comunidade mauritana que não foi alvo de nenhuma das medidas aplicadas no quadro da luta contra o crime organizado nas áreas de exploração de diamantes e que afetaram residentes ilegais ".

As autoridades angolanas repatriaram recentemente mais de 300 mil estrangeiros clandestinos, maioritariamente da RD Congo e nacionais da África Ocidental.

-0- PANA SAS/DIM/IZ 25nov2018