Agência Panafricana de Notícias

Mauritânia acolhe reunião sobre luta contra terrorismo no Sahel

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – Uma reuniáo sobre a luta contra o terrorismo protagonizado pela Al Qaida no Magrebe Islâmico (AQMI) iniciou-se segunda-feira em Nouakchott, soube a PANA de fontes oficiais no local.

Participam neste encontro, cuja duração não foi revelada, os ministros dos Negócios Estrangeiros da Argélia, do Mali, da Mauritânia e do Níger, países mais confrontados com este flagelo, de acordo com as mesmas fontes.

A Nigéria e o Centro Africano de Estudos e Pesquisas sobre o Terrorismo (CAERT) assistem como convidados no encontro cuja agenda se debruça sobre "a análise do estado da ameaça terrorista no espaço sahelo-sariano, a avaliação da ação comum na área de segurança e do desenvolvimento, bem como a concertação sobre as medidas a serem tomadas com vista a consolidar a estratégia regional de implementação da política comum" nesta matéria.

A reunião de Nouakchott acontece numa altura em que as ações terroristas se multiplicam nos países supracitados, nomeadamente as tomadas de reféns.

Por outro lado, o norte do Mali, país pertencente a este espaço geográfico, é palco duma nova rebelião armada berbere, uma das consequências colaterais do conflito armado na Líbia ocorido em 2011, ressaltam observadores.

Quabto à Nigéria, ela está confrontada com ações terroristas perpetadas pelo movimento fundamentalista Boko Haram que terá conexões com a nebulosa AQMI.

No âmbito da cooperação sub-regional em matéria de luta contra o terrorismo islamita, os países em causa dispõem dum Comité de Estado Maior Operacional Conjunto (CEMOC) sediado em Tamanrasset, no sul da Argélia, de acordo com a fonte.

-0- PANA SAS/JSG/CJB/DD 23jan2012