Agência Panafricana de Notícias

Marroquinos destroem stand do Sara Ocidental no Fórum Social Mundial

Dakar, Senegal (PANA) – Uma reunião organizada pelos representantes do Sara Ocidental no Fórum Social Mundial foi perturbada terça-feira à tarde em Dakar por Marroquinos que destruíram uma parte do seu material, pronunciando slogans hostis aos Sarauís.

Centenas de altermundialistas manifestaram-se imediatamente contra a atitude dos Marroquinos e denunciaram os obstáculos à liberdade de expressão dos Sarauís, que reclamam pela autodeterminação do seu território ocupado por Marrocos desde a partida dos colonos espanhóis em 1975.

Eles apelaram para a tomada de medidas para garantir a segurança e a liberdade de expressão de todos os participantes no fórum que arrancou domingo na capital senegalesa.

O Conselho Nacional dos Marroquinos no Senegal organizou uma contra-manifestação para denunciar as « provocações dos separatistas apoiados pelos deputados europeus Willy Mayer e Pierre Galland e outras partes ocultas ».

Segundo eles, a reunião organizada pelos Sarauís é contrário à carta do fórum, afirmando que o seu « ato apenas é uma peça de teatro que visa manipular os participantes do fórum e enganá-los ».

-0- PANA DOU/AAS/SOC/MAR/TON 09fev2011