Agência Panafricana de Notícias

Malianos protestam contra sanções impostas à Venezuela

Bamako, Mali (PANA) - Dezenas de malianos manifestaram-se diante da embaixada da Venezuela no Mali para protestarem contra sanções que os impediram de participarem numa assembleia internacional dos povos para a paz e soberania dos povos venezuelanos, ocorrida de 9 a 11 de dezembro corrente em Caracas (capital do mesmo país), soube a PANA de fonte oficial.

Trata-se de malianos militantes socialistas e anti-imperialistas impedidos de tomar parte neste encontro, segundo a Agência Maliana de Imprensa (AMAP, sigla em francês).

“Trata-se de uma estratégia deliberada, uma tentativa brutal de impedir um povo de falar, respirar e construir o seu próprio futuro, em conformidade com a sua dignidade”, indignou-se Ibrahim Kébé que animou as trocas na presença do embaixador da Venezuela no Mali, Elio Francisco Colmenares Goyo.

Segundo Kébé, as mesmas forças, os mesmos interesses imperialistas, as mesmas potências nocivas tentam abafar a soberania dos nossos povos, impondo-lhes a sua agenda, as suas bases militares, os seus programas de ingerência e de assinatura.

“Deveriamos ir para Caracas a fim de participarmos na Assembleia Internacional dos Povos para a Soberania e Paz. Mas, um bloqueio aéreo arbitrário e ilegal, imposto à Venezuela, impediu a participação física de numerosos militantes”, lamentou Ibrahim Kébé.

Todavia declarou que “isto não nos calará.”

Acrescentou que os povos têm o direito de defender as suas terras, controlar os seus próprios recursos, escolher livre e logicamente as suas alianças e as suas linhas política ou o seu modo de gestão política, em conformidade com as suas aspirações profundas,

-0- PANA GT/IS/DD 11dez2025