Agência Panafricana de Notícias

Mali realiza 7200 furos de água de 2010 a 2013

Bamako- Mali (PANA) -- O Mali vai abrir cerca de sete mil 200 poços de água e reabilitar três mil antigas obras no período de 2010 a 2013 para um investimento de 118 biliões 600 milhões de francos CFA (1 dólar americano equivale a cerca de 480 francos CFA), soube a PANA junto do Ministério maliano do Ambiente e Saneamento.
Com o lançamento do Plano de Acção Nacional da Gestão Integrada dos Recursos Hídricos (PAGIRE), mil 190 furos de água foram criados e 370 antigas obras reabilitadas, no valor de mais de oito biliões de francos CFA.
Os orçamentos do sector da água e saneamento foram reforçados ao passo que o Governo procurou desenvolver novos mecanismos de financiamento.
Ele prevê igualmente finalizar o estudo institucional relativo à evolução do quadro jurídico da Empresa Energia do Mali (EDM-SA), à revisão e à adoptção de novos textos da Direcção Nacional de Saneamento (PNA).
Estas acções serão concretizadas nos próximos anos por um crescimento económico através da realização e da reabilitação de infraestruturas de acesso à àgua potável e de saneamento na zona rural.
Vai criar-se igualmente uma empresa de património hidráulico e uma outra de exploração de água na zona urbana, para além da elaboração e adopção pelo Governo do PNA acompanhado de cinco estratégias que priorizam a gestão dos resíduos líquidos.