Agência Panafricana de Notícias

Mali exige medidas para melhoria de flexibilidade de viação no corredor Nouakchott /Bamako

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Governo maliano solicitou várias medidas com vista à melhoria da flexibilidade da circulação das mercadorias no corredor Nouakchott-Bamako, segundo um comunicado divulgado esta sexta-feirana capital mauritana.

O comunicado foi publicado no termo de jornadas “portas abertas” do Porto Autónomo de Nouakchott sobre o Desenvolvimento deste Corredor.

Estas jornadas realizaram-se quarta e quinta-feiras sob a presidência conjunta do ministro mauritano do Equipamento e Transportes, Yahya Ould Hademine, e da ministra maliana do Comércio, Indústria e Investimento, Sangharé Naimoto Bâ, lê-se no texto.

A parte maliana « deseja que os carregamentos de contentores destinados ao Mali sejam faturados por caixa em vez por natureza e por peso".

Por outro lado, o Governo maliano gostaria que os cerca de 38 postos de controlo atualmente operacionais, do lado mauritano, sejam reduzidos para camiões malianos que transportam produtos provenientes ou com destino ao Mali e que dispõem dos documentos para este efeito”, segundo o comunicado.

Elei solicita igualmente a supressão das despesas de escolta aduaneira.

A organização das jornadas « portas abertas » sobre o corredor Nouakchott-Bamako, afirma-se, marca a vontade do Porto Autónomo de Nouakchott (PANPA) de ir à conquista dos países do interior oferecendo serviços competitivos.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/FK/DD 23dez2011