Agência Panafricana de Notícias

Malawi envia cerca de 100 mil jovens à Coreia do Sul

Blantyre, Malawi (PANA) – O Malawi pretende enviar cerca de 100 mil jovens para trabalhar na Coreia do Sul no quadro dos esforços envidados pelo Governo da Presidente Joyce Banda para lutar contra o desemprego e reduzir a pobreza neste país da África Austral, revelou a ministra malawiana do Trabalho, Eunice Makangala.

"Vamos iniciar com 360 jovens que irão em breve à Coreia do Sul, mas o programa global visa cerca de 100 mil pessoas", disse Makangala.

Ela afirmou que o programa visa jovens entre os 18 e os 25 anos de idade, indicando que o primeiro grupo será constituído de 200 homens e de 160 mulheres.

A maioria deles vai trabalhar como empregados não qualificados nas indústrias e nos campos, precisou a ministra do Trabalho do Malawi.

No entanto, este projeto foi acolhido com algum cepticismo pelos observadores que o qualificam de "escravidão moderna", enquanto outros mencionam relatos muitos negativos indicando que os trabalhadores migrantes são maltratados, sub-pagos e raptados na Coreia do Sul.

A Presidente malawiana, Joyce Banda, que discutiu o acordo de exportação da mão-de-obra durante a sua visita à Coreia do Sul em fevereiro último, afirmou que negociou igualmente tais acordos com o Kowait e os Emirados Árabes Unidos.

-0- PANA RT/VAO/ASA/TBM/SOC/CJB/TON 29maio2013