Agência Panafricana de Notícias

Mais de 80 pessoas desaparecem após naufrágio no sudoeste da RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - 86 pessoas desapareceram na sequência de um naufrágio ocorrido na noite de segunda para terça-feira no rio Kwa, perto da aldeia de Lediba, na província de Maï-Ndombe, no sudoeste da RD Congo , soube a PANA de fonte oficial.

“A baleeira estava a navegar de noite. Quando chegaram a Lediba, o motor falhou, e, como resultado, embateu na borda e quebrou-se”, explicou Ren Maker, comissário fluvial de Mushie, que faz parte de uma equipa enviada ao local após a decisão da segurança do comité local.

O acidente ocorreu a 70 quilómetros da cidade de Mushie, capital do território de mesmo nome.

“A navegação noturna é uma das causas deste naufrágio”, insistiu o comissário fluvial, precisando que houve, no entanto, 186 sobreviventes.

Maior país da África Central, a República Democrática do Congo (RDC) tem muito poucas estradas transitáveis, ​​e as viagens são muitas vezes feitas em lagos, bem como no rio Congo e nos seus afluentes, onde naufrágios são frequentes, com portagens muitas vezes pesadas.

Os acidentes de navegação são muitas vezes causados ​​pela sobrecarga de passageiros e de mercadorias, por uma má sinalização das vias navegáveis e pelo incumprimento dos regulamentos por parte dos barcos.

-0- PANA KON/JSG/MAR/DD 12junho2024