Agência Panafricana de Notícias

Mais de 40 toneladas de droga incineradas na cidade burkinabe de Bobo Dioulasso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Quase 44 toneladas de droga apreendidas pelos serviços das Algândegas foram incineradas segunda-feira em Bobo-Dioulasso, a capital económica do Burkina Faso, situada no oeste do país, soube a PANA de fontes de segurança.

O diretor regional das Alfândegas das Altas Bacias, Mikaïlou Diarr, indicou que esta apreensão comporta, entre outros, canábis e produtos proibidos.

Segundo uma fonte de segurança, estas drogas estimadas em 100 milhões de francos CFA (mais de 170 mil dólares americanos) provieram da Nigéria, do Togo, do Benin e do Gana com destino ao Mali, indica a mesma fonte.

Esta operação inscreve-se no quadro do Dia Mundial da Luta contra o Uso e Tráfico Ilícito das Drogas, celebrado a 26 de junho corrente no Burkina Faso sob o lema « Droga e Segurança Rodoviária ».

Por esta ocasião, sete toneladas de droga apreendidas durante este ano na província do centro-leste do Burkina Faso foram incineradas, das quais quatro de canábis e três de medicamentos confiscados na rua.

Segundo o ministro burkinabe da Administração e Segurança, no total 53 mil 502 toneladas de canábis, 1,18 quilo de cocaína, 0,16 quilo de heroína, 11, 63 toneladas de medicamentos de rua foram confiscados este ano no Burkina Faso.

-0- PANA NDT/BEH/FK/DD 30junho2015